Franquia Cartório Mais | FAQ - Franquia

FAQ

Franquias

Qual a diferença entre a Cartório Mais e os cartórios públicos?

A Cartório Mais é uma empresa privada, especializada em serviços de assistência cartorária, que trabalha em parceria com os cartórios públicos. A rede conta com Central de Atendimento preparada e especializada, por meio da qual pode localizar e buscar certidões e registros em todo Brasil. Os grandes diferenciais da Cartório Mais em relação aos cartórios públicos são seu alcance de atuação (em todo o território nacional) e a agilidade de seus serviços.

Qual a média de faturamento de uma franquia?

A margem de lucro geralmente varia entre 30% a 55% sobre a execução dos serviços, sendo estes em nível local, estadual e nacional. Informações mais detalhadas sobre essas questões são repassadas em reunião com a Diretoria da empresa, na sede da Franqueadora.

Quantos funcionários são necessários por unidade?

Recomenda-se uma média de 2 a 3 funcionários por unidade franqueada, sendo um gerente, um atendente e outro colaborador que cuide da área comercial (neste caso, o indicado é o próprio franqueado).

A Cartório Mais realiza todos os serviços de um cartório comum?

A empresa disponibiliza em seu portfólio mais de 200 serviços cartorários, além de vários serviços voltados para o cliente corporativo, entre eles:
* Pasta Mais (documentos para solicitação de crédito imobiliário);
* Reabilitação de crédito;
* Central de protestos;
* Pesquisa patrimonial;
* Notificações extrajudiciais;
* Certidões com autenticação do Consulado e Itamaraty;
* GED (Gestão Eletrônica de Documentos), entre outros.
No site estão descritos os principais serviços oferecidos pela Cartório Mais.

É necessário ter graduação específica, contar com apoio de um tabelião ou ser concursado em cartório tradicional para tornar-se um franqueado?

Não. Os principais requisitos são: ter conhecimento de mercado, ser empreendedor e engajar-se à frente da unidade franqueada. Não é necessária formação superior em Direito, tampouco presença de tabelião ou ser concursado em cartório. A análise do perfil do candidato é feita pelo departamento responsável, após reunião com a Diretoria, e o posicionamento da mesma é repassado ao candidato até 48 horas após o encontro.

Que tipo de clientes pode ser atendido? Como captá-los?

O franqueado irá atender a dois tipos de público:
a) O cliente do varejo, que solicita junto à unidade franqueada a execução de algum serviço;
b) O cliente corporativo. Neste caso, a unidade franqueada firma parcerias com empresas, sejam elas bancos, imobiliárias, escritórios de advocacia, entre outros. A captação de clientes corporativos é feita por meio dessas parcerias, bem como a divulgação local da unidade franqueada. Some-se, a isso, o comprometimento e esforço do franqueado.

Para implantar a franquia é preciso possuir imóvel comercial?

Não. A escolha do ponto comercial conta com o suporte e auxílio da consultoria de campo, bem como a aprovação da Franqueadora.

Como funciona a franquia e qual é a função do franqueado?

Cada unidade franqueada divide-se nas áreas de Gestão, Operacional e Comercial. O franqueado é o gestor do negócio e principal fonte de captação de clientes maiores, por conta de sua rede de relacionamento.

Que tipo de suporte é fornecido ao franqueado?

A franqueadora fornece suporte ao franqueado em diversos aspectos, como a escolha do ponto comercial, contratação de funcionários e divulgação do negócio. É designado um consultor que irá acompanhar a unidade franqueada desde sua implantação, até o momento posterior ao início das atividades. A rede conta, ainda, com uma Consultoria de Serviços preparada para atender ao franqueado, oferecendo apoio e suporte para operacionalização dos serviços. Também são realizados treinamentos constantes para o franqueado e sua equipe, onde são esclarecidas as dúvidas e atualizados periodicamente os procedimentos.

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